-
Arquitetos: T38 studio; T38 studio
- Área: 700 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Pablo Casals-Aguirre
Descrição enviada pela equipe de projeto. Dentro duma zona residencial unifamiliar de alto nivel em Tijuana, foi realizado um exercício de densificação, inserindo um projeto dum edifício multi-familiar num terreno que originalmente havia sido zoneado para habitações do tipo uni-familiar. O desafio foi conseguir inserir o projeto sem romper com a escala do contexto, o que quebraria tipologias existentes, mas não a escala.
O edifício, possui forma retangular com uma frente estreita e de muita profundidade, e distribui 4 unidades de maneira linear, sobre duas estruturas reticulares. O primeiro nível, no qual encontra-se o acesso de pedestres e de carros, necesitava ser o mais livre possível devido à circulação dos automóveis. Aqui foram projetados os núcleos de circulação vertical como dois grandes elementos estruturais, onde chegam as vigas de concreto que recebem o peso de todo o edifício.
O primeiro nível de cada unidade, a parte pública do programa, uma planta livre que contém a sala de estar, de jantar e terraço que parece flutuar sobre o estacionamento; o segundo nível, a parte privada do programa, tem a possibilidade de dois ou três quartos. O terceiro nível contém uma pequena sala multiuso, com o resto da quinta fachada estando livre para um terraço com vista panorâmica para a cidade.